← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
A Embaúba-vermelha (Cecropia glaziovii) é uma árvore da família Urticaceae. O gênero Cecropia apresenta cerca de 61 espécies com distribuição pantropical, bem como nos andes da Bolívia e Vemnezuela.
São árvores com 8 a 10 metros de altura geralmente com raízes adventícias escora. Suas folhas lobadas (com 9 a 10 lobos) apresentam 40 a 50 cm de diâmetro. É facilmente distinguida das embaúbas branca e prateada por suas inflorescências de cor castanho-ferrugínea ou vinácea. Além disso as estípulas apicais, nervuras das folhas e espatas das inflorescências são de cor vináceos-avermelhada. Como na embaúba branca há formigas do gênero Azteca no interior de seu caule.
Floresce na primavera e frutifica no verão.
É feito por sementes.
Sanhaços, sabiás, saíras, tuins, tucanos, araçaris, periquitos, jandaias, arapongas, saís, anambés, sebinhos, tiês, trinca-ferros, pipiras, pica-paus, dançarinos-de-cabeças-vermelhas, surucuás, papagaios, tico-ticos, cambaçicas entre outros…
Psitacídeos, saíras, sanhaços e jacus, entre outras.
, , , ,
Ocorre no leste do Brasil da Bahia ao Rio Grande do Sul adentrando-se até Goiás e Mato Grosso. Apresenta-se em florestas úmidas e em florestas secundárias em altitudes até 1300m.